Estudo diz que as pessoas alcoolizadas não sabem quão bêbadas estãoNotícias de Saúde

Quinta, 15 de Setembro de 2016 | 103 Visualizações

Fonte de imagem: Huffingtonpost

Especialmente quando estão em grupo, pois tendem a analisar o estado de embriaguez em comparação com as outras pessoas no grupo.

Depois de um estudo feito em bares e discotecas um grupo de investigadores concluiu que as pessoas são completamente incapazes de determinar o quão embriagadas estão quando quando estão a beber com um grupo.

A equipa, liderada por Simon Moore, da Cardiff University, diz que a maioria das pessoas envolvidas no estudo tinha noções incrivelmente imprecisas da sua embriaguez e dos perigos de beber.

Mas os pesquisadores também aprendemos algo não-óbvia e intrigante sobre como as pessoas estimar seus níveis de embriaguez.

Num artigo publicado no BMC Public Health, os investigadores contam que as pessoas tendiam a colocar a sua ‘bebedeira’ em ranking ao comparar o seu estado com o dos outros e que decidiam beber a mais quando viam que as pessoas à sua volta também bebiam mais.

Como reporta a ARS Technica, os cientistas sociais especulam que este fenómeno estranho se deva em parte à tendência de os humanos pensarem em termos de ranking, sendo que se toda a gente beber dez bebidas por semana numa sociedade ninguém vai pensar que está com mais risco de ter problemas de saúde relacionados com o consumo de álcool - pois como é o normal o ranking das pessoa também não se altera.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados