Para a nutricionista e professora de yoga Charlotte Watts, a “barriga não é apenas o local para onde a comida vai, é, na verdade, o centro de todo o sistema corporal e a sua saúde pode influenciar como sente e reage ao stress”.
Em declarações ao site Healthista, e citada pelo Daily Mail, esta especialista diz que “um ambiente intestinal saudável é a base para uma boa saúde mental e, por isso, responsável pela nossa capacidade de acalmar depois de ter sentido stress”.
Visto como um “segundo cérebro”, o sistema nervoso entérico (rede de neurónios que fazem parte do sistema digestivo) possui cerca de 100 milhões de células que o tornam capaz de “pensar, lembrar e aprender”, lê-se na publicação.
E por isso mesmo, defende a nutricionista, quando este “segundo cérebro” não é capaz de pensar, torna-se culpado pela forma como sentimos e reagimos às mais variadas situações. Sendo, assim, importante saber ‘alimentá-lo’ e com isso educa-lo a controlar o stress. Contudo, o inverso pode também acontecer: a má reação do cérebro a determinados acontecimentos dar origem a problemas gástricos e intestinais, como é o caso da diarreia, sintoma comum quando se está com nervos.