Estatinas mais eficazes com uma dieta mediterrânicaNotícias de Saúde

Quarta, 02 de Janeiro de 2019 | 11 Visualizações

Fonte de imagem: Harvard Health

A combinação de estatinas e de uma dieta mediterrânica poderá ser a forma mais eficaz de reduzir o risco de mortalidade, especialmente cardiovascular, após um acidente vascular cerebral (AVC) ou ataque cardíaco, sugere um estudo recente.
 
O estudo que foi conduzido por uma equipa de investigadores do Instituto Neuromed, Pozzili, Itália, contou com a participação de 1180 indivíduos, com uma mediana de idades de 67,7 anos.
 
Os voluntários tinham integrado um outro estudo conhecido como Moli-sani e foram seguidos durante um período mediano de 7,9 anos. 
 
Foi apurado que “as estatinas e a dieta mediterrânica em conjunto eram mais eficazes, em comparação com uma ou outra, consideradas separadamente, na redução do risco de mortalidade cardiovascular”, confirmou Marialaura Bonaccio, autora principal do estudo.
 
“Uma dieta mediterrânica facilitou o efeito benéfico das estatinas que, no nosso estudo da vida real, foram geralmente usadas em doses baixas”, continuou a investigadora.
 
A dieta mediterrânica é composta por vegetais e fruta, leguminosas, peixe, azeite em abundância, vinho em moderação e carne e lacticínios em quantidades reduzidas.
 
Os investigadores analisaram ainda os possíveis mecanismos subjacentes à interação positiva entre fármacos e hábitos alimentares.
 
Com efeito, foi observado que a combinação das estatinas com uma dieta mediterrânica, em vez de atuar nos níveis de colesterol, parece reduzir a inflamação subclínica, uma doença que predispõe o doente para um maior risco de doenças e mortalidade.
 
“Este achado é de especial interesse à luz de termos observado que um nível elevado de inflamação clínica duplica o risco de mortalidade em pacientes que já tenham tido um ataque cardíaco ou AVC”, comentou Licia Iacoviello, coautora do estudo.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “International Journal of Cardiology”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados