Estas são as cinco substâncias mais viciantes do mundoNotícias de Saúde

Quinta, 03 de Março de 2016 | 91 Visualizações

Fonte de imagem: parasitedeimos

A ciência não consegue chegar a um consenso concreto, mas vários inquéritos vão apontando para as cinco substâncias mais viciantes. O álcool é uma delas.

O poder de adição de uma substância vai muito além dos efeitos que tem no organismo. O seu custo, a forma como atua no cérebro e o quão acessível é são alguns dos fatores que fazem com que uma substância seja preferida a outra.

Mas na hora de eleger a mais viciante, nem a ciência consegue dar uma resposta concreta, diz o site The Conversation, que destaca o facto de cada pessoa reagir de forma diferente às substâncias.

Em 2007, uma equipa de investigadores da Universidade de Bristol listou aquelas que são consideradas, para já, como as substâncias mais viciantes:

1. Heroína. Na hora de ser classificada como viciante, esta droga recebeu uma pontuação de 2.5 em 3.

2. Álcool, classificado como 2.2 em 3;

3. Cocaína, que faz com que 21% das pessoas que experimentam esta droga se tornem dependentes;

4. Barbitúricos. Este composto químico presente em fármacos para combater a ansiedade e a falta de sono conseguem ser dos mais viciantes, diz o estudo.

5. Nicotina. Embora o tabaco seja a principal causa de cancro do mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de fumadores não para de crescer. Em causa está o vício na nicotina.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados