Está stressado? Conheça dez formas de lidar com o problemaNotícias de Saúde

Terça, 28 de Abril de 2015 | 44 Visualizações

O stress é um problema que transforma os sentimentos, a forma de estar e, muitas vezes, proporciona conflitos interiores e exteriores. O Daily Mail ouviu a especialista Charlotte Watts, autora de um estudo que revela algumas formas de abrandar o stress.

1. Lave as mãos com água morna Há muitas ações que nos fazem descontrair e lavar as mãos com água morna é uma delas, já que funciona como um calmante natural. Qualquer parte do nosso corpo, quando passada por água quente tem o mesmo reflexo, contudo as mãos permitem que o possamos fazer em qualquer circunstância.

2. Cantarolar uma música As pessoas felizes tendem a cantarolar, visto que o zumbido está associado a um modo de vida descontraído. A vocalização, quando se junta à vibração tem um efeito positivo na pressão arterial, o que cria uma resposta ao stress.

3. Faça cara feia O stress cria um bloqueio no corpo, ficamos tensos, com dores de cabeça e muitas pessoas rangem os dentes. A seriedade e a concentração fazem com que se fique tenso e em modo de alerta constante. Assim, tal como no yoga, comece com um rosto pesado mas permita que haja uma libertação que afaste o stress.

4. Mastigue aipo O estudo revelou que mastigar ajudar a reduzir níveis de stress, pastilhas ou gomas fazem com que a mandíbula seja desbloqueada, o contrário do que acontece quando se sente stress. O aipo é uma excelente opção, já que tem uma espécie de químico calmante.

5. Desenhe O stress faz com que as duas partes do cérebro entrem em conflito, prejudicando a criatividade e diminuindo o espaço para a reflexão e para o pensamento criativo. Para que isto não aconteça é aconselhável que desenhe, poderá usar uma espécie de 'doodle' para expressar o que está a sentir.

6. Comprima as sobrancelhas A compressão das sobrancelhas permite libertar a tensão que é acumulada devido ao stress. Uma massagem no rosto proporciona um efeito de cascata por todo o corpo, descarregando a energia negativa acumulada.

7. Coloque batom nos lábios Tocar nos lábios acalma o sistema nervoso e ajuda-o a acalmar-se. Enquanto comer em excesso pode pôr em risco a saúde, tocar nos lábios com batom, por exemplo, é relaxante.

8. Coma uma salada Muitas pessoas acham que responder ao stress com açúcar é a melhor opção, contudo essa decisão não só não é saudável como não reduz o stress. A salada pode não parecer uma opção atraente mas há legumes que têm qualidades calmantes que ajudam nesse combate. Para que a refeição seja perfeita poderá juntar gorduras saudáveis e proteínas como peixe, queijo de cabra ou nozes e mastigar bem, estando assim a usar dois dos pontos do estudo.

9. Tire os sapatos Andar descalço é algo que não podemos fazer com frequência, principalmente quando estamos fora de casa mas tirar os sapatos é muito positivo para controlar o stress. Os sapatos contraem a circulação e afetam o sistema músculo-esquelético que aumenta a tensão do corpo. Aproveite o tempo que está em casa para andar sem sapatos.

10. Abrace O ser humano tem necessidade de sentir afeto. O toque, o conforto e o calor corporal são fundamentais para regular os níveis de stress, desta forma abraçar é uma forma de conseguir a proximidade que estes sentimentos oferecem.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas