Esta planta combate a ansiedade naturalmenteNotícias de Saúde

Sexta, 04 de Novembro de 2016 | 88 Visualizações

Fonte de imagem: Fabio De Giovanni

Tem um nome estranho e um cheiro muito característico. Conheça a ashwagndha.

Ashwagndha. Muito complicado de dizer? Então chame de ginseng indiano.

Esta é uma das plantas medicinais mais usadas e mais aclamadas pelo seu efeito bipolar. Sim, a ashwagndha tanto dá energia, como ajuda a acalmar.

Conta o site Food Matters que esta planta – que pode ser ainda chamado de ‘cheiro a cavalo’ pelo seu aroma característico - é a melhor aliada natural no combate à ansiedade, uma vez que regula eficazmente as hormonas, reduzindo os níveis de nervosismo e stress. Mas é também um aliado no combate à fadiga, melhorando os níveis de energia e disposição. Parece estranho, mas a ashwagndha consegue mesmo ter dois efeitos opostos e o segredo está na sua capacidade de regular as hormonas sempre que necessário.

Quando consumida – em forma de infusão, visto que é na sua raiz que está o segredo -, a ashwagndha tem no corpo o efeito de um tónico, capaz ainda de reduzir o risco de inflamação, infeção e envelhecimento precoce.

A ciência tem analisado o impacto desta planta e um estudo de 2012 concluiu que um tratamento à base de ashwagndha ajuda a reduzir em 28% os níveis de cortisol, hormona do stress. E como se não bastasse, melhora ainda os sintomas de depressão, insónia, disfunção social e produtividade.

Tal como destaca o site, o consumo desta planta deve ser feito com moderação e sob o aconselhamento médico, não sendo recomendada a ingestão por parte de pessoas com diabetes, com problemas de pressão sanguínea e grávidas ou mulheres a amamentar.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados