Esta é a bebida que falta no seu dia-a-dia para conseguir emagrecerNotícias de Saúde

Sexta, 26 de Fevereiro de 2016 | 225 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Tomar o pequeno-almoço é fundamental para não engordar, mas se o objetivo é emagrecer, nada como aderir – de vez – à moda da água morna com limão. Saiba porquê.

Não é primeira vez (e com certeza não será a última) que se fala da ingestão de água com limão pela manhã. Esta bebida é altamente alcalina e segura para o organismo. Além disso, é barata e fácil de fazer.

O limão é ainda uma rica fonte de vitamina B e C, de ferro, cálcio e potássio e exerce ainda um poder antioxidante. Mas as boas razões para aderir a esta tendência – cada vez mais recomendada por médicos e nutricionistas – são outras, e uma delas refere-se ao emagrecimento.

O limão possui fibra pectina, nutriente que ajuda a reduzir a fome e a vontade emocional de comer. Mas como é um alimento alcalino, o limão é ainda capaz de desintoxicar o organismo, ou seja, é capaz de limpar o corpo de todas as toxinas que possam estar a comprometer a boa digestão e a impulsionar o ganho de peso. A ideia é defendida num estudo publicado na Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos.

Esta bebida é ainda capaz de aumentar os níveis de energia e de acelerar o metabolismo, dois fatores que impulsionam a perda de uns quilos extra.

O segredo está em juntar gotas de limão (de meio, preferencialmente) num copo com água morna e beber minutos antes de tomar o pequeno-almoço. Para os efeitos serem os melhores, seja a nível de saúde ou emagrecimento, o ideal é que seja usada água morna e que não seja ingerido café no pequeno-almoço.

Lillian Barros é uma das nutricionistas portuguesas que sugere esta bebida, defendendo que, “por si só, este hábito já ajuda a consumirmos pelo menos mais um copo de água por dia”. E é a saúde quem mais ganha com esta rotina.

Além de ser um desintoxicante natural, a água com limão deixa a pele radiante, graças à vitamina C que contém, que participa na síntese de colagénio”, explica a nutricionista.

Mas a água com limão pode ser ingerida ao longo do dia e não apenas ao pequeno-almoço. A recomendação é dada pela Universidade de Harvard, que sugere o consumo desta bebida no lugar do chá e do café para uma perda de peso mais eficaz e, com isso, também uma redução do risco de ataque cardíaco.

A inclusão desta bebida na alimentação diária deve ser feita após recomendação médica, uma vez que não é adequada a pessoas com refluxo gástrico.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas