Esqueceu-se de tomar o pequeno-almoço? Não se preocupeNotícias de Saúde

Quinta, 31 de Março de 2016 | 175 Visualizações

Fonte de imagem: meababel

Para muitos, o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Mas, no que toca à perda de peso, comer ou não vai dar ao mesmo.

O pequeno-almoço é uma refeição que tanto é adorara por uns, como completamente desvalorizada por outros. Enquanto certas pessoas não saem de casa para trabalhar sem comer algo primeiro, outras não se importam de fazer a primeira refeição do dia longas horas depois de acordar.

Embora vários estudos tenham vindo a defender a importância do pequeno-almoço para se conseguir perder algum peso ou para não se engordar, uma nova investigação da Universidade de Bath vem revelar que o pequeno-almoço dá energia… mas está longe de ser o responsável pelo ganho de peso.

Mais concretamente, diz o estudo publicado na American Journal of Clinical Nutrition, saltar o pequeno-almoço não faz engordar, como até agora a ciência defendeu.

A conclusão surgiu depois de terem sido avaliados 23 adultos durante seis semanas. No tempo de experiência, uma parte dos participantes foi fiel a um pequeno-almoço de 700 calorias, enquanto o outro podia beber apenas água até ao almoço, lê-se no Daily Mail.

Embora o grupo que não tomou o pequeno-almoço tenha comido mais à hora do almoço, a ingestão calórica não foi suficiente para ultrapassar as 700 calorias ingeridas diariamente pelo grupo que tomou o pequeno-almoço.

Saltar o pequeno-almoço não só não aumentou os níveis de fome, como não interferiu com a quantidade de gordura e de peso dos participantes.

Porém, tomar o pequeno-almoço tem dois benefícios: dá mais energia e promove um maior gasto calórico ao longo do dia.

Se não tomar o pequeno-almoço não faz engordar, tomá-lo diariamente pode mesmo ajudar a perder peso, uma vez que o gasto calórico acaba por ser maior. Além disso, as pessoas que comem ao pequeno-almoço tendem a ser fisicamente mais ativas.

Partilhar esta notícia
Referência