Escolha da bebida consegue arruinar a alimentaçãoNotícias de Saúde

Segunda, 14 de Setembro de 2015 | 21 Visualizações

Fonte de imagem: vivomaissaudavel

Na hora de escolher uma bebida, optar pelas que contêm menos calorias pode não ser a melhor escolha.

As pessoas que optam por bebidas de baixo teor calórico tendem a ‘compensar’ com alimentos menos saudáveis, tal como acontece nas idas aos restaurantes das cadeias de fast food, em que a escolha de um hambúrguer e das batatas é ‘disfarçada’ com uma bebida light.

Conta um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, que escolher uma bebida light faz com que as pessoas consumar mais 69 calorias extra de açúcar, gordura, sal ou outro qualquer químico pois tendem a fazer escolhas menos saudáveis.

Além disso, os médicos responsáveis pelo estudo alertam para o facto de quando se escolhe uma bebida light tende-se a não prestar atenção aos outros alimentos que se ingerem, acabando por não se ter uma noção total do que se está a comer.

Mas esta não é das piores bebidas que se podem escolher. Depois de analisarem uma série de dados e relatórios com dados dos cidadãos dos Estados Unidos, os investigadores notaram que 90% das pessoas comem alimentos discricionários, isto é, que não são essenciais à alimentação. Com a ingestão destes produtos, adicionam cerca de 482 calorias à sua dieta diária, conta o Daily Mail.

Segundo os dados, 97% dos norte-americanos bebem, pelo menos, cinco tipos de bebida por dia, incluindo-se aqui o álcool, os sumos açucarados, o café, as bebidas ‘light’ e o chá.

Os mesmos dados revelam que o café é a bebida de eleição (para 53% dos inquiridos dos estudos analisados), contudo, são poucas ou raras as que bebem sem açúcar. Segue-se as bebidas açucaradas (43%), o chá (26%), o álcool (22%) e as bebidas light (21%).

E são estas as escolhas que mais fazem pecar na alimentação. Destas bebidas, é o álcool o maior responsável pelo extra calórico ingerido diariamente, acrescentando cerca de 384 calorias, o que pode acontecer facilmente numa saída à noite ou num jantar de amigos. As bebidas açucaradas acrescem 226 calorias à deita diária, o café cerca de 108, as bebidas light 69 calorias e o chá cerca de 64.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados