Erros que provavelmente comete ao pequeno-almoçoNotícias de Saúde

Terça, 20 de Outubro de 2015 | 240 Visualizações

Fonte de imagem: wellfit

Na nutrição não existem verdades absolutas e parece que há sempre assuntos para discutir. Mas parece haver algum consenso sobre estes erros mais comuns que as pessoas cometem ao pequeno-almoço.

Ainda que todas as refeições do dia sejam importantes, o pequeno-almoço é provavelmente a que tem maior influência na nossa dieta, e, como é a primeira, determina em grande parte o que vamos comer ao longo do dia.

Se quer tomar um pequeno-almoço saudável, como destaca Cynthia Sass na Health, deve evitar cometer estes quatro erros comuns.

1. ‘Saltar’ o pequeno-almoço para economizar nas calorias. Apesar de muitas pessoas não tomarem o pequeno-almoço como medida para ‘pouparem’ na ingestão de calorias, vários estudos apontam que ao longo do dia ‘saltar’ o pequeno-almoço pode não ter impacto na quantidade total de calorias consumidas. Além disso, um estudo do  Imperial College London comprovou que quando não tomamos o pequeno-almoço o centro de recompensa do cérebro é mais sensível a procurar e desejar comidas altamente calóricas e não saudáveis.

2. Pequeno-almoço rico em hidratos de carbono. Desde os anos 50 e 60 que os cereais e bolachas se tornaram nos ‘reis’ absolutos dos pequenos-almoços. E, apesar de ainda muita gente considerar estes alimentos saudáveis, a verdade é que estão carregados de calorias, açúcares. Além disso são hidratos de carbono vazios, que não nos saciam durante muito tempo. Opte por hidratos de carbono complexos, que se encontram em cereais integrais. Se precisa de algo doce, coma fruta. E tente acrescentar sempre proteína e gordura saudável ao seu pequeno-almoço.

3. Não inclui frutas e verduras. A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 400 gramas de frutas e verduras por dia. Para conseguir fazer este consumo é preciso incluir estes alimentos em todas as refeições. É por isso que deve incluir sempre fruta no seu pequeno-almoço. E atenção que os sumos e smoothies não contam aqui para a contagem das peças de fruta ingeridas uma vez que estará a consumir o açúcar da fruta no sumo mas não a sua fibra, que se destrói quando liquidificada.

4. É muito pequeno. Não tem de fazer um banquete ao pequeno-almoço todos os dias, mas não é saudável sair de casa a correr depois de ter tomado apenas um café e ter comido umas bolachas. Ainda que nem todos os nutricionistas estejam de acordo, o pequeno-almoço deve conter cerca de 500 calorias, para que tenha energia suficiente ao longo do dia, ou pelo menos até à próxima refeição.

Partilhar esta notícia
Referência