Entre 6 a 8 horas de sono diárias são o ideal para a saúde cardiovascularNotícias de Saúde

Sábado, 06 de Outubro de 2018 | 9 Visualizações

Fonte de imagem: Reader's Digest

Uma equipa de investigadores apurou que seis a oito horas de sono diárias são o período de tempo mais benéfico para manter a saúde cardiovascular, sendo que mais ou menos horas são prejudiciais.
 
A conclusão foi retirada de um estudo conduzido por uma equipa de investigadores liderada por Epameinondas Fountas, do Centro de Cirurgia Cardíaca Onassis, em Atenas, Grécia, e apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia de 2018.
 
Segundo o autor do estudo, “passamos um terço da nossa vida a dormir e, no entanto, pouco sabemos sobre o impacto desta necessidade biológica sobre o sistema cardiovascular”. 
 
Para apurar a relação entre a duração do sono e as doenças cardiovasculares, os investigadores conduziram uma meta-análise sobre 11 estudos publicados nos últimos cinco anos e que agrupavam um total de 1.000.541 indivíduos adultos sem doenças cardiovasculares.
 
Os investigadores dividiram os participantes em três grupos: um com adultos que dormiam menos de seis horas por dia, outro com pessoas que dormiam mais de oito horas por dia e um grupo de referência, com indivíduos que dormiam entre seis a oito horas diárias.
 
A equipa descobriu que tanto as pessoas que dormiam demasiado como as que dormiam pouco apresentavam um maior risco de sofrerem um acidente vascular cerebral (AVC) ou doença arterial coronária.
 
Nas pessoas que dormiam pouco o risco era de mais 11% em relação aos indivíduos que dormiam seis a oito horas por noite, subindo para 33% para as pessoas que dormiam mais de oito horas por noite, no decorrer de um período de uma média de 9,3 anos de acompanhamento.

 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo apresentado no Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados