Encontrada relação entre a poluição do ar e a hipertensãoNotícias de Saúde

Quarta, 01 de Junho de 2016 | 31 Visualizações

Fonte de imagem: ibtimes

A relação entre a poluição do ar e a hipertensão foi relatada num estudo publicado na revista Hypertension.   

Uma equipa de investigadores chineses da Sun Yat-Sen University encontrou mais um possível responsável pela hipertensão.

Liderados por Yuanyuan Cai, os cientistas descobriram que as pessoas expostas a altos níveis de poluentes (como monóxido de carbono, óxidos de azoto e dióxido de enxofre) apresentam um maior risco de ter pressão arterial alta, com valores acima de 140 mmHg, lê-se no site da revista Time.

Publicado na revista Hypertension, o estudo indica ainda que a exposição a partículas pequenas é também prejudicial e impulsionador deste problema, que está na origem de doenças cardiovasculares.

Embora os investigadores defendam que são necessárias mais pesquisas acerca desta relação, dizem que os resultados obtidos são claros, uma vez que o histórico de problemas cardíacos e o índice de massa corporal (IMC) não interferiram com as conclusões a que chegaram.

Esta não é, porém, a primeira vez que a poluição do ar é associada a problemas de saúde não respiratórios. No ano passado, ficou provado que o ar poluído pode engordar, uma vez que algumas das partículas que espalha impedem o gasto calórico.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Notícias Relacionadas