Embriões bebem ‘leite’ no útero?Notícias de Saúde

Sábado, 09 de Maio de 2015 | 303 Visualizações

O colostro que começa a ser criado logo que o bebé nasce não a primeira substância que o organismo da mulher desenvolve para nutrir o seu bebé. Cientistas da Universidade de Manchester (Reino Unido) descobriram que, até às 11 semanas de gestação, as grávidas segregam no útero um composto açucarado e rico em proteínas. Este é depois absorvido pela placenta e usado para auxiliar o crescimento do embrião e o seu desenvolvimento bioquímico precoce.

Isto acontece, de acordo com o jornal online “NewScientist”, porque até ao fim do primeiro trimestre a maturidade do embrião não lhe permite receber tudo o que necessita por via do cordão umbilical. Logo que essa maturidade é atingida e o cordão entra em funcionamento, o nível de secreções baixa rapidamente, pois o bebé passa a ser alimentado em exclusivo via as trocas sanguíneas com a mãe.

O catedrático John Aplin não hesita em chamar a substância de “leite uterino” e garante que é rica em glicoproteínas que servem de “material de construção” das estruturas embrionárias. O mesmo especialista afirma que esta descoberta pode vir a ser usada para melhorar as técnicas de fertilização in vitro, assim como adaptar a dieta da mulher, de forma a influenciar a saúde do seu bebé.

Partilhar esta notícia
Autor
Pais
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados