Emagrecer pode provocar remissão de diabetes de tipo 2. Como?Notícias de Saúde

Domingo, 25 de Novembro de 2018 | 97 Visualizações

Fonte de imagem: Reader's Digest

Um ensaio clínico observou, recentemente, uma remissão da diabetes de tipo 2 em metade de um grupo de pacientes submetidos a uma intervenção de perda de peso, no espaço de seis anos após receberem o diagnóstico da doença.
 
Um novo estudo conduzido por investigadores da Universidade de Newcastle, Reino Unido, revelou que a animadora resposta àquele programa de emagrecimento está associada a uma melhoria precoce e sustentada do funcionamento das células beta do pâncreas. 
 
O achado vem questionar o paradigma anterior, segundo o qual a função das células beta é irreversivelmente perdida nos pacientes com diabetes de tipo 2. 
 
“Atualmente, a gestão inicial da diabetes de tipo 2 tende a envolver um período de ajustamento ao diagnóstico, mais farmacoterapia com alterações no estilo de vida, que na prática são modestos. Os nossos dados sugerem que uma perda de peso substancial na altura do diagnóstico é apropriada para salvar as células beta”, indicou Roy Taylor, autor sénior do estudo.
 
Para o estudo, a equipa contou com pacientes que tinham sido diagnosticados com diabetes de tipo 2 no espaço de seis anos após o início do mesmo que foram divididos em dois grupos.
 
O grupo de intervenção recebeu um programa intensivo de gestão de peso liderado por cuidados primários; O grupo de controlo recebeu os cuidados previstos pelas melhores práticas.
 
Um ano mais tarde, 46% dos participantes no grupo de intervenção tinham respondido à perda de peso com sucesso, na medida em que recuperaram e mantiveram controlo sobre as concentrações de glicose no sangue. 
 
Alguns dos pacientes que não responderam à intervenção, não tinham perdido peso suficiente; nos que tinham perdido peso não se descobriu a razão na diferença da resposta. Porém, foi observado que os participantes que tinham respondido revelavam uma melhoria precoce e sustentada na função das células beta.
 
Os achados sugerem que a perda de peso normaliza o metabolismo da gordura em todos os pacientes com diabetes de tipo 2, mas a perda rápida da capacidade de recuperação das células beta não permite que alguns pacientes voltem a um estado não-diabético.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Cell Metabolism”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados