EMA: Medicamentos com dolutegravir podem causar má-formações à nascençaNotícias de Saúde

Segunda, 28 de Maio de 2018 | 88 Visualizações

Fonte de imagem: PoliticsHome

A Agência Europeia de Medicamento (EMA) recomenda que não sejam prescritos medicamentos com dolutegravir, usado no tratamento do HIV, a mulheres que queiram engravidar, após os resultados de um estudo que aponta para possíveis má-formações na criança à nascença. 

Segundo uma nota publicada na página da Internet do INFARMED, o Comité de Avaliação e Risco em Farmacovigilância (PRAC) da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) adianta que iniciou a avaliação dos resultados preliminares de um estudo em que foram identificados quatro casos de defeitos à nascença, como espinha bífida em bebés nascidos de mães que engravidaram enquanto tomavam o dolutegravir.

O dolutegravir é usado para o tratamento da infeção por HIV. Em Portugal, existem dois medicamentos contendo dolutegravir: Tivicay (contém apenas dolutegravir) e Triumeq (que contém dolutegravir, abacavir e lamivudina).

Na nota, citada pela “Lusa”, o Comité recomenda que enquanto decorrer a avaliação e como precaução os profissionais de saúde não devem prescrever Tivicay e Triumeq a mulheres em idade fértil que estejam a tentar engravidar.

«Em mulheres a tomar Tivicay ou Triumeq, caso seja confirmada a gravidez no decurso do primeiro trimestre de gestação, deverá ser considerado um tratamento alternativo», é referido.

O Comité e o INFARMED esclarecem que o estudo, cujos resultados finais deverão ser apresentados daqui a um ano, analisou bebés nascidos de 11.558 mulheres do Botsuana infetadas pelo HIV.

Os resultados preliminares mostram que 0,9% dos bebés (4 em 426) cujas mães engravidaram enquanto tomavam dolutegravir apresentavam um defeito no tubo neural, em comparação com 0,1% dos bebés (14 de 11173), cujas mães tomavam outros medicamentos para o HIV.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas