Em Portugal nove em cada dez adultos com mais de 50 anos não estão vacinados contra a pneumoniaNotícias de Saúde

Segunda, 24 de Abril de 2017 | 14 Visualizações

Fonte de imagem: Wheaton Hall

Na Semana Europeia da Vacinação, que decorre entre hoje e sexta-feira, sob o lema “Vaccines work” (As vacinas funcionam), com o principal objetivo de informar e orientar os interessados no tema, é importante salientar que os adultos com mais de 50 anos não se vacinam contra a pneumonia

De acordo com o Diário de Notícias (DN) os dados são de um estudo de 2016 sobre a pneumonia em adultos mais velhos. Desde 2015, uma norma da Direção-Geral da Saúde recomenda a vacinação de grupos de adultos com risco acrescido de contrair a doença invasiva pneumocócica, mas segundo a Associação Respira, ao DN, muitos doentes não têm conhecimento disso.

A Associação Respira agrupa pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e outros problemas respiratórios. Iniciam agora uma campanha de sensibilização da população, sendo que segundo Isabel Saraiva, vice-presidente da Respira e fundadora do Movimento Doentes pela Vacinação, em declarações ao DN, “As pessoas não atribuem uma grande importância à prevenção que é feita com vacinas. Há certos grupos, como o nosso de doentes com problemas respiratórios, que são vulneráveis. A vacina pode fazer a diferença”.

A vacina antipneumocócica é gratuita para pessoas que o médico considere essencial que sejam imunizadas. Além dos doentes respiratórios, grupos de alto risco como portadores de HIV, pessoas com linfomas, ou que tenham retirado o baço, estão entre os que têm direito à vacinação sem custos.

“Todas as pessoas podem tomar a vacina, terá custos mas é comparticipada”, disse Isabel Saraiva ao DN.

Os médicos aprovam a aposta dos doentes em alertar a sociedade, mas pedem a validação pelo profissional.

“A vacina previne a doença. As pessoas devem sempre dirigir-se ao médico que indicará se deve vacinar-se”, afirma António Araújo, presidente da Pulmonale – Associação Portuguesa de Luta contra o Cancro do Pulmão.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados