Eis quanto tempo o corpo demora até ignorar a cafeínaNotícias de Saúde

Sexta, 17 de Junho de 2016 | 574 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Passadas três noites a dormir mal, o corpo começa a ignorar os efeitos ‘despertadores’ da cafeína.

A quantidade de café ingerida ao longo do dia – e a hora a que tal foi feito – até pode ter um impacto direto na qualidade do sono das pessoas… mas só nos três primeiros dias.

Diz um novo estudo da American Academy of Sleep Medicine que o corpo começa a ignorar os efeitos ‘despertadores’ da cafeína passadas três noites a dormir pouco, cerca de cinco horas em cada uma.

Depois de analisarem 48 adultos, convidados a dormir cerca de cinco horas por noite durante cinco dias consecutivos, os investigadores norte-americanos concluíram que mesmo aqueles que consumiam 400 mg de cafeína por dia (cerca de quatro cafés) acabaram por ignorar automaticamente os efeitos deste componente passadas três noites mal dormidas.

Os efeitos, lê-se no site da revista Shape, foram notórios não só a nível de sono, como a nível de capacidade de alerta e vigilância, de humor e de desempenho cognitivo. Contudo, os investigadores não sabem, ainda, se o corpo poderia deixar de ignorar os efeitos da cafeína se a quantidade ingerida ao terceiro dia de privação de sono fosse maior.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA