Eis o que pode acontecer quando não escova os dentesNotícias de Saúde

Quinta, 17 de Dezembro de 2015 | 2013 Visualizações

Fonte de imagem: sheknows

Ao contrário do que se possa pensar, nem toda a gente segue este hábito de higiene e ainda são mais o que o realizam com menos frequência do que deveriam. Saiba o que pode acontece quando não escova os dentes.

De acordo com as recomendações dos especialistas, a higiene oral deve ser feita entre duas a três vezes ao dia. Mas, nem toda a gente segue estes conselhos.

O odontologista Mark S. Wolff explicou ao Yahoo Health o que acontece quando não escova os dentes. De um dia, uma semana, a um ano sem o fazer.

Um dia sem escovar os dentes. Começa a acumular-se uma fina camada de placa dentária que atua como depósito de bactérias na parte exterior dos dentes. Provavelmente, em apenas 24h não há dano algum mas se não os escovarmos essa camada vai crescendo e às 48h aos germes e à sujidade, une-se o mau hálito.

Uma semana sem escovar os dentes. Se a procrastinação se começa a tornar num hábito a placa dentária vai ficando cada vez mais grossa à medida que vai comendo e bebendo. O mau hálito também piora e pode começar a desenvolver gengivites, uma doença oral frequente que afeta as gengivas deixando-as inflamadas e irritadas de tal forma que basta tocar para que sangrem.  

Um mês sem escovar os dentes. As bactérias que vivem dentro da boca começam o seu processo de decomposição. “Não só terá as gengivas muito inchadas e vermelhas”, como terá mais risco de desenvolver cáries, explica Wolff. Também começam a aparecer manchas brancas nos dentes, que indicam uma descalcificação do esmalte.

Um ano sem escovar os dentes. A sua saliva, sobretudo se tem uma dieta rica em açúcar, encarrega-se de criar cáries e furar os dentes. As gengivas estão tão inflamadas que ficam com um tom vermelho escuro. As pessoas na casa dos 50 anos podem perder alguns dentes por não os escovarem.  

E cinco anos depois? Pode achar impossível, mas sim, há pessoas que passam estes ou até mais anos sem lavar os dentes. Os efeitos são tanto mais graves quanto mais velha for a pessoa. Além da inflamação ou até infeção nas gengivas e das cáries as pessoas podem ficar com os dentes podres e eles podem começar a cair.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas