Eis o pior tipo de colega de trabalho que pode terNotícias de Saúde

Segunda, 21 de Dezembro de 2015 | 124 Visualizações

Fonte de imagem: universocrescer

Estudo revela o perfil e os hábitos comuns das pessoas conhecidas como ‘trabalhadores tóxicos’.

O folião que não se cansa de relatar as suas aventuras noturnas, o engraçadinho que não tem piada nenhuma, o que está sempre à espera que falhe para que ele o possa ultrapassar, a estrela de todas as festas… Conhece-os? Provavelmente até trabalha com eles.

Personalidades inquietantes que – além de tornarem os dias insuportáveis e intermináveis os dias, horas, minutos ... - se podem tornar no pior pesadelo de qualquer negócio. São os ‘trabalhadores tóxicos e além de abalarem a moral dos restantes colaboradores, podem trazer custos a longo prazo para as empresas.

Como eliminá-los? Basta demiti-los? Mas, antes, é preciso detetá-los. E não é assim tão simples. Pelo menos é o que diz uma investigação recente conduzida pela Harvard Business School, segundo a qual essas personalidades não são tão óbvias como poderia esperar e os seus comportamentos prejudicam a equipa sem que se perceba.

Como reporta o El Confidencial, este estudo analisou o comportamento de 50 mil colaboradores de 11 empresas para conseguir determinar o perfil e os comportamentos comuns destes ‘trabalhadores tóxicos’.

O estudo concluiu que estes colaboradores geralmente são irritantes e, no extremo, os que assediam, intimidam, cometem fraudes, roubo ou são violentos no local de trabalho. Ao contrário do que muitos pensam, os ‘trabalhadores tóxicos’ são “incrivelmente produtivos”, asseguram os investigadores.

Outras características apontadas no estudo foram o facto de estas pessoas terem uma autoestima muito altase considerarem melhores do que os demais e serem egoístas.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas