Eis como a cafeína tenta enganar o nosso corpoNotícias de Saúde

Terça, 19 de Julho de 2016 | 1013 Visualizações

Fonte de imagem: pixabay

A caminho do primeiro café do dia? Saiba como é que a cafeína atua no seu corpo.

O cafezinho faz parte da nossa cultura e é apreciado não só pelo sabor, mas pelo caráter energético e até social. E, como alguns chás e chocolates contém cafeína.

Temos a impressão que a cafeína nos ajuda a acordar mas, os estudos apontam que, o que esta faz é impedir que o sono atue.

Como? A revista Claudia explica que temos recetores espalhados pelo corpo que ao longo do dia vão acumulando a chamada adenosina, e quando esta substância chega a determinados níveis, vamos sentindo sonolência até realmente precisarmos de dormir. Quando dormimos, a carga de adenosina vai diminuindo até despertarmos. Como a cafeína é muito parecida com a adenosina, ela substituiu a última nos recetores, retardando a chegada do sono.

Criar o hábito de tomar café todos os dias é prejudicial pois o corpo replica o comportamento enganoso: ao detetar que a adenosina está a perder espaço, começa a criar novos recetores. Ou seja, precisamos de uma quantidade maior de café para sentirmos que a cafeína está a fazer efeito.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho