Eis a sobremesa mais saudável (e saborosa) do mundo, segundo HarvardNotícias de Saúde

Domingo, 06 de Novembro de 2016 | 2876 Visualizações

Fonte de imagem: Minuto

Já não é preciso evitar a sobremesa, cientista revela a opção mais saudável, saborosa e ao alcance de qualquer restaurante ou domicílio.

O cientista de nutrição de renome Walter Willett está farto das sobremesas ‘más’. "Na grande maioria dos restaurantes, não há nada além de várias combinações de farinha refinada, açúcar e gorduras insalubres" no menu, conta à National Geographic.

Walter Willett, que chefia o departamento de nutrição na Harvard T.H. Chan School of Public Health, propôs-se à missão de fazer uma sobremesa melhor para a saúde sem sacrificar o sabor, e usou a ciência para apoiá-lo.

“Através de vários estudos sabemos que os frutos secos, a fruta e o chocolate preto são alguns dos alimentos mais saudáveis que podemos comer”, destacou. Portanto, há vários anos que tem desafiado os chefs a redesenhar a sobremesa ao focarem-se nestes alimentos, que chama de ‘Três Prazeres’.

E explica o porquê destas três escolhas: a fruta tem vitaminas e minerais que ajudam a proteger contra as doenças cardíacas e a diabetes, os frutos secos estão cheios de gorduras mono-insaturadas saudáveis e que promovem a saciedade. E os flavonóides presentes no chocolate preto reduzem um pouco a tensão arterial e a resistência à insulina.

Além disso estes três ingredientes são fáceis de encontrar e as suas combinações podem resultar em múltiplas receitas. Willet lançou a hashtag #3fordessert para que seja mais fácil partilhar as suas receitas que contam com estes três ingredientes e ter acesso às dos outros.

E quanto ao sabor? Jordi Roca, chef de pastelaria do El Celler e um dos profissionais mais reconhecidos no mundo, diz: "certamente é uma boa sobremesa". É possível “fazer uma boa sobremesa com menos açúcar e menos gordura do que o habitual".

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas