É seguro comer atum todos os dias?Notícias de Saúde

Domingo, 18 de Outubro de 2015 | 60 Visualizações

Fonte de imagem: cozinhadanat

A questão parece estranha, mas para quem aposta na atividade física e numa alimentação rica em proteína, é o atum uma das principais apostas.

Atenção desportistas: o atum é uma das melhores fontes de proteína, mas há que ter cautela ao consumir.

À Men’s Health, o especialista Michael Gochfeld (investigador no Instituto de Ciências da Saúde Ambiental e Ocupacional, nos Estados Unidos) diz que “provavelmente” não há perigo em comer atum todos os dias, mas salienta que é importante fazê-lo com moderação, pois há riscos.

E o maior risco de todos é a possibilidade de o atum em excesso poder provocar uma intoxicação por mercúrio, que pode causar sintomas como formigueiro e perda de equilíbrio.

Embora não haja uma quantidade fixa para que o risco de intoxicação aconteça, o especialista alerta para o atleta ter noção do peso, uma vez que a mesma quantidade de atum pode provocar danos a uma pessoa e a outra não. Além disso, não é apenas o atum que porta mercúrio, outros peixes e mariscos também possuem esta substancia, o que aumenta ainda mais o risco quando a alimentação não é variada.

Falar com um médico especialista e determinar uma quantidade limite semanal é uma das formas de não correr riscos e continuar a consumir uma das melhores proteínas animais.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas