É possível prever os resultados a longo prazo de um AVC?Notícias de Saúde

Segunda, 22 de Outubro de 2018 | 29 Visualizações

Fonte de imagem: rubensnobrega

Um simples teste, efetuado no espaço de uma semana após um acidente vascular cerebral (AVC), poderá ajudar a prognosticar o estado de recuperação do paciente três anos mais tarde.

Para o estudo, a equipa de Martin Dichgans fez o teste, conhecido como “Montreal Cognitive Assessment” (Avaliação Cognitiva de Montreal), a 274 pacientes que tinham tido um AVC, no espaço de uma semana após o evento.

Como resultado, os pacientes com problemas de raciocínio, uma semana após o AVC, apresentavam uma possibilidade sete vezes maior de morrerem durante os três anos do estudo, do que os participantes sem problemas de raciocínio. A taxa de sobrevivência dos pacientes com problemas de raciocínio após os três anos era de 83%, enquanto os que não tinham tido problemas de raciocínio apresentavam uma taxa de 97%.

Três anos após o AVC, 42% dos participantes com incapacidade cognitiva apresentavam uma possibilidade maior de terem problemas com as tarefas diárias, índice este que foi de 13% nos que não tinham incapacidade cognitiva. 

 

<p "="" style="margin: 0px 0px 15px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: baseline;">Finalmente, os pacientes com incapacidade cognitiva eram cinco vezes mais propensos a continuarem a manter problemas de raciocínio do que os sem incapacidade, três anos após o AVC.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados