É por isto que uma dieta rica em proteína pode provocar prisão de ventreNotícias de Saúde

Segunda, 26 de Junho de 2017 | 250 Visualizações

Fonte de imagem: constipation

Descubra porque é que isto acontece e descubra como reverter os efeitos.

Não há dúvida que substituir alguns hidratos de carbono por um maior consumo de proteína ajuda a manter a saciedade e até pode promover o emagrecimento. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar no consumo de proteína.

A proteína demora mais tempo a ser digerida do que os hidratos de carbono e é por isso que promove uma saciedade mais duradoura. Dito isto, um dos efeitos menos positivos da proteína e que pode deixá-lo a sentir-se cheio e com prisão de ventre.

Como destaca a edição norte-americana da revista Men’s Health, a culpa não é da proteína por si só, mas da falta de fibra, que ajuda os intestinos a funcionar corretamente.

Se faz uma dieta rica em proteínas, lembre-se que é essencial comer fibra para pôr os intestinos a funcionar e evitar os efeitos menos agradáveis da proteína extra. As proteínas de origem animal praticamente não têm fibra – ao contrário de algumas fontes vegetais, especialmente as leguminosas – pelo que deve apostar em frutas, vegetais e grãos para aumentar a ingestão de fibra – que deve ser de cerca de 25gr por dia.

E para que a fibra não seque e continue a deixá-lo com problemas intestinais, não se esqueça de beber bastante água – cerca de dois litros por dia.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados