É por estes motivos que o inverno o faz engordarNotícias de Saúde

Sexta, 03 de Fevereiro de 2017 | 25 Visualizações

Os dias frios do inverno pedem comidas mais reconfortantes, mas esta não é a única causa para o ganho de peso comum a esta estação.

É no inverno que os números da balança tendem a aumentar. Tudo começa no mês de dezembro com a quadra festiva, prolonga-se por janeiro e arrasta-se até que a primavera comece a dar sinais de vida.

O ganho de peso no inverno é comum, mas a comida quente e reconfortante desta estação está longe de ser a única causa para os quilos a mais.

Tal como explica o investigador em exercício da Escola Pública de Saúde da Universidade de Bllomington, John Raglin, as pessoas tendem a ganhar peso no inverno porque saem menos vezes de casa e, por isso, fazem também menos atividades ao ar livre. As idas ao ginásio são também escassas e assim o corpo não tem como gastar energia, acabando por favorecer o ganho de peso e acumulação de gordura.

E como é em casa que se está bem, é no inverno que as pessoas passam mais tempo nos seus lares ou na habitações de amigos… e quase sempre rodeadas de comida, como indica a revista Prevention. Uma vez que o mau tempo não deixa muitas alternativas, as festas caseiras são sempre a opção mais comum.

O tempo cinzento, o frio e a chuva são fatores que interferem com a disposição e com o humor da pessoa e, por isso, são também desencadeadores de uma alimentação menos equilibrada. Nestes casos de tristeza sazonal, é a comida de aconchego a mais apetecida, destacando-se aqui os doces.

É também no inverno que as pessoas passam mais tempo na cama, mas nem sempre a dormir. Como explica a publicação, recorrendo a um estudo da Universidade de Pittsburg, a rotina de sono tende a ser menor no inverno, uma vez que as pessoas passam mais tempo na cama relaxadas.

Partilhar esta notícia
Autor
Diário de Coimbra
Referência