Durante o primeiro ano, bebés devem dormir no quarto dos paisNotícias de Saúde

Segunda, 24 de Outubro de 2016 | 92 Visualizações

Fonte de imagem: pixabay

Especialistas dizem que esta medida ajuda a reduzir o risco de morte súbita.

A mais recente recomendação da Academia norte-americana de Pediatria para evitar a Síndrome da Morte Súbita é de que os bebés devem dormir no mesmo quarto que os pais, mas não na mesma cama, no seu berço, pelo menos até que o bebé tenha seis meses, mas idealmente no primeiro ano de vida.

Segundo as recomendações da academia, deve optar-se por um colchão firme – nunca mole.

O objetivo destas recomendações é reduzir o risco da Síndrome da Morte Súbita e outras situações que podem ocorrer quando o bebé está a dormir.

O relatório, divulgado esta semana em São Francisco, nos Estados Unidos, sustenta que há provas de que dormir no mesmo quarto reduz em 50% as probabilidades de Síndrome da Morte Súbita.

Como cita a Fox6Now, Lori Feldman-Winter, co-autora do relatório, destaca: "Um bebé que está ao alcance dos pais poderá sentir-se mais consolado e ter mais estimulação física".

Além disso, como destaca Winter, estando as mães mais perto dos bebés isso facilita a amamentação, que só por si tem mostrado reduzir em 70% o risco de Síndrome da Morte Súbita.

A academia continua ainda a dizer que os bebés devem dormir de costas, numa superfície livre de brinquedos e cobertores – uma recomendação que tem sido dada desde os anos 90 e que fez com que as mortes infantis súbitas reduzissem em 50%.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas