Doze sinais de que algo está mal com a sua tiroideNotícias de Saúde

Segunda, 18 de Janeiro de 2016 | 4206 Visualizações

Fonte de imagem: meteoweb

Os problemas de tiroide podem mostrar-se em sintomas que geralmente desvalorizamos. Eis ao que deve estar atento.

Apesar de ser uma pequena glândula nas nossas gargantas, a tiroide é responsável pela produção da hormona da tiroide (TSH), que regula o metabolismo, a temperatura corporal e pulsação.

Esta glândula pode entrar em desequilíbrio produzindo a hormona em demasia (hipertireoidismo) ou em menor quantidade do que necessário (hipotireoidismo). O Huffington Post listou os 12 sinais de que algo está mal com a sua tiroide, para que possa estar atento a eles e consultar o seu médico se necessário:

1. Sente-se triste ou deprimido. O hipotireoidismo pode alterar completamente o seu humor, fazendo com que se sinta triste e deprimido sem motivo aparente.

2. Obstipação. O mau funcionamento da tiroide desacelera a digestão, podendo provocar prisão de ventre. De acordo com o especialista Dr. Robin Miller, este é um dos três sintomas mais comuns de hipotireoidismo.

3. Sono constante. Se é quase insuportável ter de se levantar da cama de manhã e tem sono constantemente, pode ser um sinal de hipotireoidismo.

4. Perda de cabelo e pele seca. Tem a pele muito seca e dá-lha comichão? O seu cabelo e as suas unhas estão fracos? Podem ser sinais de hipotireoidismo.

5. Perda de peso repentina. Apesar de a perda de peso se poder dever a muitos fatores, uma perda de peso repentina pode ser um sinal de hipotireoidismo.

6. Falta de libido. A baixa produção da hormona da tiroide pode resultar numa diminuição da libido.

7. Dores e rigidez musculares. Se sem motivo aparente sente os músculos presos e dores nos braços, mãos, pernas ou pés, a sua tiroide pode ser a culpada. Podem ser sinais de hipotireoidismo.

8. Batimento cardíaco irregular. Parece que o seu coração ‘salta’ um ou dois batimentos? Podem ser palpitações provocadas pelo excesso da hormona da tiroide – sinal de hipertireoidismo.

9. Cérebro confuso. Com a idade é normal que se sinta mais confuso mas se de repente ficou mais intensa e sente mais dificuldades em concentrar-se, pode ser um sinal de hipotireoidismo.

10. Hipertensão. Se sofre de hipertensão e nada parece resolver o problema sem medicação – como uma dieta saudável ou mais exercício físico – pode ter a tiroide sob ativa, que pode provocar altos níveis de ‘mau’ colesterol, que pode aumentar o coração e gerar insuficiência cardíaca.

11. Excesso de apetite ou alteração do palato. O hipotireoidismo pode fazer com que a comida lhe saiba de forma diferente do que estava habituado. No entanto, se não consegue parar de comer, pode sofrer de hipertireoidismo.

12. Desconforto na garganta ou no pescoço. Se tem dores na parte do pescoço ou da garganta onde se localiza a tiroide ou a sua voz se alterou, pode ser um sinal de problemas na tiroide. Olhe-se ao espelho e tente perceber se essa zona está inchada, se sim, deve consultar o seu médico para verificar se está tudo bem com a sua tiroide.

Partilhar esta notícia
Referência