São inúmeros os factos que mostram porque é que a visão é o sentido que melhor rima com a arte da gestão. Se não, vejamos:
- A capacidade de ver e interpretar o que nos rodeia é inata ao cérebro humano;
- Mais de 80 por cento das informações são recebidas por meio da visão;
- O cérebro humano processa imagens 60 mil vezes mais rápido que texto.
É neste contexto que cada vez mais organizações, em busca de um mais rápido e eficaz entendimento da informação e redução de falhas na comunicação, começam a dar primazia à gestão visual. Existem diversas formas de passar informação visualmente, desde gráficos, esquemas, placas e murais, marcações, post-its ou kanban"s. Entre os diferentes tipos de gestão visual está aquele que apresenta dados de operação, como é o caso de indicadores. Outro tipo é aquele que é usado para informar padrões ou regras, como as placas de trânsito e sinais. A gestão visual também pode ser usada para representar a estrutura organizacional, analisar problemas e acompanhar o fluxo de tarefas.
Tantas quantas as formas de se por em prática a gestão visual são as vantagens que esta ferramenta acarreta. A gestão visual permite:
- Gerir processos;
- Identificar problemas;
- Comunicar de forma simples e assertiva;
- Elevar a melhoria contínua dos processos;
- Estipular a priorização de tarefas;
- Aumentar a eficiência na resolução de problemas;
- Promover a colaboração entre a equipa,
- Melhorar a comunicação.
Desde a gestão de processos e eventos até ao próprio quotidiano, a gestão visual tem uma aplicação transversal. A utilização de quadros, gráficos ou imagens são exemplos de formatos que facilitam a integração entre participantes e ajudam a despoletar um rápido feedback. Elevada eficiência e altos níveis de qualidade e motivação são alguns dos efeitos despoletados nos colaboradores que operam em ambientes onde impera a gestão visual.
Perante tamanhas evidências, e numa clara adaptação à realidade organizacional atual daquela que é uma das mais célebres citações bíblicas, mais do que "ver para crer", importa "visualizar para motivar, envolver e melhorar".
O Kaizen Institute é uma empresa multinacional que dá suporte às organizações no desenho e implementação de processos que permitem a melhoria contínua de forma sustentada.