Dores de ombro, anca e joelho? A culpa é da evoluçãomNotícias de Saúde

Terça, 03 de Janeiro de 2017 | 161 Visualizações

Fonte de imagem: Orthobone

Cientistas dizem que uma ‘ressaca’ da evolução pode explicar porque é que os humanos têm tantas dores de ombros, anca e joelhos.

O humano evoluiu deixando de andar sobre quatro membros para andar sobre dois membros apenas, mas os ossos de algumas pessoas podem ainda ter vestígios do passado, podendo ser a causa de dor nos ombros, anca e joelhos.

Segundo reporta a BBC, um grupo de cientistas da Universidade de Oxford, diz que uma ‘ressaca’ da evolução pode explicar porque é que os humanos têm tantas dores de ombros, anca e joelhos.

A espécie evoluiu de mover-se em quatro pernas para levantar-se e andar sobre duas, e os investigadores dizem que o chamado ‘pescoço do osso da coxa’ cresceu ficando mais amplo para suportar o peso extra.

E os estudos mostram que quanto mais grosso o ‘pescoço do osso da coxa’, mais provável é que a artrite se desenvolva.

Os cientistas dizem que esta é uma potencial explicação para os seres humanos serem suscetíveis a tanta dor na anca.

No ombro, os cientistas descobriram que uma lacuna natural – por onde os tendões e os vasos sanguíneos normalmente passam - ficou mais estreita ao longo do tempo. O espaço mais estreito dificulta o movimento dos tendões e pode ajudar a explicar por que algumas pessoas têm dores quando atingem a sobrecarga, sugerem os cientistas.

Através destas previsões os pesquisadores sugerem que as próteses das articulações terão de ser redesenhadas para acomodar as formas em evolução.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho