Dois traços de personalidade que ajudam a ter sucessoNotícias de Saúde

Quarta, 23 de Dezembro de 2015 | 93 Visualizações

Fonte de imagem: hypescience

Quem tem mais sucesso no trabalho: as 'boas pessoas' ou os ‘brutos'?

Um novo estudo sugere que por vezes as pessoas que são ‘idiotas’ no trabalho conseguem ser mais bem-sucedidas, dependo dos traços de personalidade que apresentam.

Para este estudo, citado pela Associação para a Ciência Psicológica, um grupo de psicólogos da Universidade de Bern, na Suíça, analisaram cerca de 800 trabalhadores alemães entre os 25 e os 34 anos.

Todos os participantes preencheram questionários que mediam traços ‘negros’ que incluem a psicopatia, o narcisismo, e maquiavelismo. Psicopatia é definida por qualidades como impulsividade e baixa empatia; narcisismo é definido por uma "grandiosa, ainda que frágil senso de si"; Maquiavelismo envolve uma vontade de manipular e explorar outras pessoas.

Os investigadores analisaram o sucesso subjetivo e objetivo que os participantes tinham no seu trabalho.  

Como reporta o Business Insider, de acordo com as conclusões deste estudo, os traços de narcisismo e de maquiavelismo estavam ligados ao sucesso profissional – mas a psicopatia não.

Os investigadores descobriram ainda que as pessoas com mais percentagem de traços narcisistas tinham salários mais altos. Enquanto, as pessoas com mais traços de maquiavelismo estavam mais ligados a posições de liderança e sentiam-se mais satisfeitos com as suas carreiras. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados