Diferentes tipos de exercício físico protegem o coração com diferentes intensidadesNotícias de Saúde

Quinta, 22 de Novembro de 2018 | 15 Visualizações

Fonte de imagem: Medium

Um estudo recente apurou que o exercício físico estático, como o treino para ganhar força, é mais benéfico na redução do risco de doenças cardíacas do que as atividades dinâmicas, como correr ou andar de bicicleta.
 
Embora todo o tipo de exercício físico em geral seja benéfico para a saúde cardíaca, não há recomendações que diferenciem, de forma consistente, os benefícios de diferentes tipos de atividade física.
 
Foi precisamente o que procurou investigar o presente estudo conduzido por investigadores da Faculdade de Saúde Pública e de Medicina Preventiva da Universidade de São Jorge, São Jorge, Granada.
 
Para o estudo, a equipa contou com dados sobre 4.086 adultos que tinham participado numa sondagem conduzida nos EUA. Os investigadores analisaram fatores de risco cardiovascular dos participantes, como tensão arterial alta, excesso de peso, diabetes e colesterol elevado, considerando a prática de atividade física estática e dinâmica relatada pelos próprios. 
 
Após os devidos ajustes relativos à idade, sexo, grupo étnico e hábitos de fumar, os participantes foram divididos segundo grupos etários: 21 a 44 anos e mais de 45 anos de idade.
 
Foi apurado que 36% dos adultos mais jovens e 25% dos mais velhos praticavam atividade física estática e 28% dos mais jovens e 21% dos mais velhos dedicavam-se a atividades físicas dinâmicas. 
 
A equipa descobriu que ambos os tipos de atividade física estavam associados a índices de risco de doenças cardiovasculares entre 30 a 70% inferiores, mas as associações foram mais fortes relativamente à atividade física estática e aos participantes mais jovens.
 
“A atividade estática aparenta ser mais benéfica do que a dinâmica”, concluiu Maia Smith, investigadora na Universidade de São Jorge. 

 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo apresentado no congresso do Colégio Americano de Cardiologia

Notícias Relacionadas