Dieta saudável pode incluir 5 chávenas de café ao diaNotícias de Saúde

Segunda, 08 de Junho de 2015 | 107 Visualizações

A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA) acaba de publicar um parecer científico onde garante à população que o consumo moderado de cafeína, ou seja, até 5 chávenas de café por dia, pode fazer parte uma dieta equilibrada e saudável.
 
A EFSA conclui que uma dose única de cafeína até 200 mg ou várias doses diárias até 400 mg, não suscitam preocupações de segurança para adultos, entre os 18 e os 65 anos.

O relatório defende ainda que, para mulheres grávidas, a ingestão de cafeína de até 200mg por dia, cerca de duas chávenas, é considerada segura para o feto, sendo as mesmas doses recomendadas para mulheres lactantes, pois não oferece riscos para a criança em amamentação. 

A pesquisa indica também que o café consumido com moderação ao longo da vida tem efeitos positivos sobre o desempenho mental, desempenho de resistência física e pode reduzir o risco de condições neurodegenerativas, como relacionadas com a idade e declínio cognitivo, a doença de Alzheimer e doença de Parkinson, diabetes tipo 2 e algumas doenças do fígado, tais como a fibrose hepática, cirrose, esteatose hepática e hepatite-C.
 
A Comissão Europeia solicitou esta avaliação à EFSA depois de alguns Estados-Membros terem levantado preocupações sobre os possíveis efeitos adversos associados ao consumo de cafeína de diversas bebidas, como doenças cardiovasculares, problemas relacionados com o sistema nervoso central (sono interrompido e ansiedade) e possíveis riscos para a saúde do feto em mulheres grávidas.

Neste sentido, é a primeira vez que os riscos do consumo de cafeína, proveniente de todas as fontes alimentares, são avaliados a nível da União Europeia.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados