Dieta saudável melhora função pulmonarNotícias de Saúde

Sábado, 24 de Maio de 2014 | 74 Visualizações

Investigadores americanos e europeus constataram que o consumo de peixe, fruta e lacticínios pode melhorar a função pulmonar nos pacientes com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), refere um estudo apresentado na ATS 2014 International Conference.

“A dieta é um fator de risco potencialmente modificável no desenvolvimento e progressão de muitas doenças e há evidências de que a dieta desempenha um papel importante tanto no desenvolvimento como nas características clínicas da DPOC”, revelou, em comunicado de imprensa, a líder do estudo, Corinne Hanson.

Para o estudo, os investigadores contaram com a participação de 2.167 indivíduos com DPOC, que foram acompanhados ao longo de três anos. Foram fornecidas informações sobre a dieta adotada em oito momentos distintos do período de acompanhamento. Os participantes forneceram também dados sobre a quantidade de banana, toranja, peixe e queijo que tinham ingerido nas últimas 24 horas.

Posteriormente os investigadores também analisaram medidas específicas da função pulmonar, incluindo resultado do teste da caminhada de 6 minutos, resultados do questionário respiratório de St. George e biomarcadores inflamatórios. Os resultados foram ajustados tendo em conta a idade, sexo, índice de massa corporal e hábitos tabágicos.

O estudo apurou que os participantes que tinham consumido recentemente peixe, toranja, banana ou queijo apresentaram uma melhoria na função pulmonar, menos enfisema, melhores pontuações nos testes a que foram submetidos, diminuição de certos marcadores inflamatórios habitualmente associados a uma deficiente função pulmonar, incluindo a proteína C reativa.

“Este estudo demonstra os efeitos quase imediatos que uma dieta saudável pode ter sobre a função pulmonar em pacientes com DPOC. Também demonstra a necessidade de aconselhamento dietético para os pacientes com esta doença pulmonar”, conclui a investigadora.

Partilhar esta notícia
Autor
Alert Science
Referência
Estudo apresentado na ATS 2014 International Conference

Notícias Relacionadas