Dieta rica em tomates diminui risco de cancro da mamaNotícias de Saúde

Quinta, 26 de Dezembro de 2013 | 98 Visualizações

Uma dieta rica em tomates pode proteger as mulheres pós-menopáusicas de desenvolverem cancro da mama, defende um estudo publicado no “Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism”.

O estudo apurou que a adoção de uma dieta rica em tomates tem um efeito positivo nos níveis de hormonas que estão envolvidas na regulação do metabolismo da gordura e açúcar.

“As vantagens de consumir tomates ou produtos derivados, mesmo que por um curto período de tempo, foram claramente evidentes nos nossos resultados. Ingerir frutas e vegetais, que são ricos em nutrientes essenciais, vitaminas, minerais e fitoquímicos como o licopeno, conduz a benefícios significativos. Com base nestes resultados, acreditamos que o consumo regular de pelo menos as porções diárias recomendadas de frutas e vegetais poderá promover a prevenção do cancro numa população de risco”, revelou, em comunicado de imprensa, a primeira autora do estudo, Adana Llanos.

Neste estudo os investigadores da Universidade de Rutgers, nos EUA, analisaram os efeitos das dietas ricas em tomate e soja em 70 mulheres pós-menopáusicas. Ao longo de 10 semanas, as participantes foram convidadas a consumir diariamente tomate e produtos que continham pelo menos 25 miligramas de licopeno.

Durante um período distinto, e novamente ao longo de 10 semanas, as mulheres ingeriram diariamente pelo menos 40 gramas de proteína de soja. Antes do início de cada período teste, as mulheres foram instruídas a não ingerirem nenhum destes produtos ao longo de duas semanas.

O estudo apurou que nas mulheres que adotaram uma dieta rica em tomate, os níveis de adiponectina, uma hormona envolvida na regulação dos níveis de açúcar e gordura no sangue, aumentaram cerca de 9%. Este efeito foi ligeiramente mais pronunciado nas participantes com um índice de massa corporal mais baixo.

“Estes resultados evidenciam a importância da prevenção da obesidade. A adoção de uma dieta rica em tomates tem um maior impacto nos níveis hormonais das mulheres que mantêm um peso saudável”, conclui Adana Llanos.

Partilhar esta notícia
Autor
Estudo publicado no “Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism” / Alert
Referência
Investigadores da Universidade de Rutgers, nos EUA

Notícias Relacionadas