Dieta: Quatro coisas que agravam a gripeNotícias de Saúde

Sexta, 05 de Fevereiro de 2016 | 317 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Certos tipos de alimentos e bebidas podem agravar os sintomas de gripe e constipação. Saiba o que deve evitar.

Se há coisa que não quer quando está com uma gripe ou constipação e agravar ainda mais os sintomas de congestão nasal, dores corporais e de cabeça e mal-estar geral.

O site Eat Clean listou as comidas e bebidas de que deve fugir a sete pés quando está com gripe ou constipação.

Alimentos e bebidas açucarados. Os refrigerantes e alguns alimentos como bolachas ou cereais de pequeno-almoço estão carregados de açúcar, que provoca inflamação no corpo enfraquecendo a capacidade dos glóbulos brancos combaterem a infeção, explica Alissa Rumsey, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics. Opte por beber um chá de gengibre e manter-se hidratado ao beber água ou água de coco.

Laticínios. Apesar de os laticínios conterem proteína e vitamina D, que ajuda a combater a infeção e, no caso dos iogurtes, conterem probióticos que ajudam a equilibrar as bactérias do estômago, em algumas pessoas os laticínios podem fazer com que o muco provocado pela gripe e constipação fique mais espesso, aumentando o mal-estar e dificultando a respiração.

Álcool. Tal como o açúcar, o álcool também provoca inflamação e enfraquece os seus glóbulos brancos, tornando mais difícil ou morosa a cura da gripe e constipação. Além disso as bebidas alcoólicas deixam-no mais desidratado do que já está, aumentando os níveis de álcool no sangue e fazendo com que fique embriagado mais rapidamente.

Hidratos de carbono simples ou refinados. A torrada e as bolachas podem ser alimentos típicos numa tarde passada em casa e doente mas não o irão ajudar. Este tipo de hidratos irá transformar-se em açúcar muito rapidamente, tendo o mesmo efeito do que os refrigerantes ou os alimentos açucarados. Se lhe apetece mesmo uma torrada certifique-se de que o pão é integral.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados