Dicas simples para melhorar a qualidade do seu tempoNotícias de Saúde

Quarta, 14 de Outubro de 2015 | 12 Visualizações

Fonte de imagem: switchcasestudios

Gostava de ter mais tempo durante o dia e chegar a casa com uma sensação de leveza? Sigas estas dicas.

Muitas pessoas acabam o dia a sentir-se culpadas, sem tempo e com excesso de trabalho e obrigações. Para muitos, conciliar a vida profissional com a vida pessoal é quase uma missão impossível. 

A revista Claudia falou com Christian Barbosa, especialista brasileiro em administração de tempo e produtividade, que sugere quatro dicas simples para melhorar a qualidade do seu tempo.   

Mude a sua forma de pensar. Com frequência deixamos algumas coisas para fazer depois, acreditando que no final teremos tempos. Resultado: fazemos tudo em cima da hora e ficamos com sentimento de culpa, por não termos planeado melhor o nosso tempo e dessa forma conseguirmos um resultado melhor. Planear o que tem para fazer e tentar terminar as tarefas difíceis e importantes até dois dias antes ajuda a evitar o stress com os prazos.  

Desenvolva um método para gerir o seu tempo. Avaliar o tempo que demora a realizar as tarefas e ter em mente as prioridades ajuda a criar um rotina mais ajustada (e realista) ao tempo que tem. Garantindo assim mais liberdade e alguns momentos de descontração. Se planear bem o seu dia vai conseguir sair a horas e sem sentir que algo ficou por fazer ou que acabou por ficar mal feito. 

Escolha uma ferramenta que o ajude a organizar-se.  Pode ser um caderno, o Outlook, o Gmail, uma agenda em papel ou no telemóvel, etc. Assim saberá sempre o que tem de fazer a seguir, garantindo ainda que não se esquece de nada e que também não tenta marcar compromissos em horários que já estão 'ocupados' com outras tarefas. 

Persista na mudança. Os hábitos são bastante difíceis de mudar mas faça um esforço extra para seguir a nova rotina e manter o ritmo durante as primeiras cinco ou seis semanas. A partir da sétima semana o modelo será cada vez mais natural e estará cada vez mais integrado no seu dia-a-dia.  

Partilhar esta notícia
Referência