Dicas para melhorar a digestãoNotícias de Saúde

Sexta, 06 de Maio de 2016 | 742 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

O processo de digestão não funciona de forma igual em todas as pessoas e alguns alimentos podem mesmo ser mais agressivos para o sistema digestivo. Saiba como facilitar a digestão.

Quantas vezes sentiu a barriga inchada ou até mesmo alguma azia depois de uma refeição? Várias, por certo. Mas a culpa não está apenas naquilo que come, as horas e a forma como o faz também podem interferir com o processo digestivo.

A digestão tem a (importante) função de manter a água e os nutrientes do que ingerimos, contudo, existem alguns alimentos que dificultam o processo digestivo, não só pela sua natureza em si, mas pela forma e pelo momento em que são ingeridos. É o caso das leguminosas, por exemplo, ou dos vegetais crus.

Mas existem formas de facilitar a digestão, diz o site Bustle. Uma delas é mastigar bem o que se come, de forma que o processo digestivo tenha já uma parte do seu trabalho facilitada.

Beber demasiados líquidos, especialmente às refeiçoes, pode também dificultar a digestão, tal como não dar ao organismo as bactérias necessárias. Neste caso, os probióticos são uma aposta a ter em conta.

Evitar a ingestão frequente de alimentos gordurosos – mas com más gorduras, não com boas gorduras – e comer mais fibra e vegetais são outras dicas para um sistema digestivo são e capaz, diz o site, que destaca ainda a importância de evitar momentos de stress.

Dizer não a todas as mezinhas e promessas milagrosas para se ter mais saúde e menos peso é também uma sugestão dada, uma vez que estas dietas são quase sempre restritivas e podem colocar a saúde em risco.

Ter uma rotina alimentar é meio caminho andado para que o sistema digestivo não falhe, assim como ter uma postura correta à sanita.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA