Dicas para evitar desconfortos na gravidezNotícias de Saúde

Sexta, 25 de Setembro de 2015 | 48 Visualizações

Fonte de imagem: hoag

Aprenda dicas básicas para lidar com as transformações que ocorrem durante a gestação e combater os principais desconfortos no dia-a-dia.

Siga os conselhos da médica ginecologista-obstetra Marcela Forjaz, minimizando os desconfortos da gravidez e aumentando bem-estar:

- Coma várias vezes ao dia. Evite desconfortos como as náuseas e a azia através de refeições leves e frequentes (mesmo que não lhe apetece comer).

- Hidrate a pele da barriga e dos seios. Durante a gravidez a grávida sofre transformações cutâneas, devendo assegurar que a protege e cuida com um creme hidratante adequado a si e à gravidez.

- Exercite a memória. Estudos apontam que as falhas de memória na gravidez podem estar relacionadas com as variações de hormonas, que deixam o metabolismo mais moroso e os reflexos lentos.

- Não permaneça sentada muito tempo e caminhe com frequência. Para ajudar a aumentar a circulação sanguínea na gravidez, recorra a gestos simples para contrariar a sensação de pernas inchadas e o aparecimento de varizes.

- Beba água com regularidade e não adie as idas à casa de banho. A ação de hormonas maternas e da placenta e o aumento do volume plasmático causam frequência urinária na gravidez, além de que o aumento do útero também provoca a compressão da bexiga. Não obstante, deve aumentar a ingestão de líquidos ao longo da gravidez.

- Faça exercício regularmente. Combata o sedentarismo, controle o peso e fortaleça o corpo para bem suportar o aumento de peso durante a gravidez. Além disso, o exercício poderá ser uma excelente fonte de bem-estar.

- Evite o risco de queda. Proteja a sua coluna. Ande com saltos médios ou rasos ou com sapatos compensados. Faça uma revisão na carteira para não carregar demasiado peso.

- Dificuldades de respiração. Se tiver falta de ar, durma com uma almofada adicional para elevar o peito. Procure ter consciência da forma como respira e mantenha a tranquilidade nas tarefas do dia-a-dia. Descanse entre os afazeres.

Siga este e outros temas sobre gravidez no Facebook A Nossa Gravidez.

Partilhar esta notícia
Referência
Texto: Ana Margarida Marques / SapoLifeStyle

Notícias Relacionadas