Diabetes tipo 1 materna: filhos com maior risco de obesidadeNotícias de Saúde

Domingo, 12 de Maio de 2019 | 19 Visualizações

Fonte de imagem: RDMag

Um estudo descobriu que os filhos de mães com diabetes de tipo 1 apresentam um risco significativamente superior de terem excesso de peso e resistência à insulina.
 
Já se sabia que os filhos com pais com diabetes de tipo 1 correm um risco muito maior de desenvolverem a doença do que o resto da população.
 
O novo achado de uma equipa de investigadores do Centro Helmholtz em Munique e da Universidade Técnica de Munique, Alemanha, foi efetuado na sequência de um estudo que procurava determinar se os filhos de mães com diabetes de tipo 1 apresentavam também um maior risco de síndrome metabólica. 
 
Com efeito, os níveis elevados e intermitentes de glicose no sangue do útero aparentam afetar o metabolismo e peso da criança.
 
Andreas Beyerlein e Anette-Gabriele Ziegler colideraram a investigação com base nos dados de três outros estudos que pretendiam perceber os mecanismos subjacentes à diabetes de tipo 1. Os estudos envolviam um total de 2.800 crianças, seguidas durante 18 anos, com um parente de primeiro grau com a doença, sendo muitos deles as mães das crianças.
 
Como resultado, os investigadores apuraram que os filhos que tinham mães com diabetes de tipo 1 apresentavam um índice de massa corporal significativamente mais elevado do que os com mães sem diabetes. 
 
As crianças com mães com diabetes de tipo 1 apresentavam ainda valores significativamente mais elevados noutros parâmetros como o perímetro abdominal, glicose em jejum e resistência à insulina.
 
A equipa conclui que estes achados devem ser tidos em consideração pelos pediatras para que possam agir assim que surjam sinais de aviso nas crianças com mães com diabetes de tipo 1.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Diabetologia”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados