Diabetes provoca declínio cognitivoNotícias de Saúde

Terça, 14 de Julho de 2015 | 124 Visualizações

A Diabetes afeta a atividade cerebral e provoca um declínio cognitivo. Esta foi a principal conclusão de um recente estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e que vem, novamente, alertar para o impacto que esta doença de estilo de vida porta.

Segundo a investigação – que analisou, durante dois anos, 65 adultos divididos em dois grupos, um só com pessoas saudáveis e outro com portadores de Diabetes tipo 2 e que tomavam regularmente medicamentos para a doença –, as mudanças que acontecem nos vasos sanguíneos do cérebro de pessoas diabéticas acabam por afetar também as suas funções cognitivas, fazendo com que sintam mais dificuldade em executar determinadas tarefas do quotidiano.

Depois de seguirem os participantes e de os terem submetido a testes cognitivos, os investigadores norte-americanos, liderados por Vera Novak, detetaram que as pessoas com Diabetes tipo 2 apresentavam um declínio cognitivo quando comparadas com as saudáveis.

Em causa, está oscilação dos níveis de açúcar no sangue, situação que afeta não só as células como os nervos, dando origem a uma resposta inflamatória, lê-se numa publicação feita pela revista Veja. Esta situação deixa os vasos sanguíneos menos flexíveis, fazendo com que a resposta a comandos cerebrais seja difícil.

O estudo da Universidade de Harvard foi publicado na revista Neurology.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas