Um novo estudo indicou que o desencadeamento recente de diabetes de tipo 2 poderá ser uma manifestação precoce de cancro do pâncreas.
O cancro do pâncreas é uma das formas mais fatais da doença, com apenas 8% de sobrevivência aos cinco anos, devido ao facto de a maioria dos casos ser apenas diagnosticada num estado avançado. Por isso, é importante identificar formas de detetar a doença mais cedo. Adicionalmente, estudos indicaram uma associação entre a diabetes e um maior risco de cancro do pâncreas.
Conduzido por Wendy Setiawan da Faculdade de Medicina Keck da Universidade da Califórnia do Sul, EUA, e colegas, o estudo debruçou-se sobre pacientes norte-americanos de origem africana e de países da américa latina.
Foram usados questionários, processos clínicos e notas de alta que permitiram identificar 15.833 pacientes (32,3%) que desenvolveram diabetes entre 1993 e 2013.
Durante o período de acompanhamento de 14 anos em média, foram identificados 128 casos de cancro do pâncreas nos participantes com diabetes, e 280 casos de cancro do pâncreas nos participantes sem diabetes.
Nos casos de cancro do pâncreas nos diabéticos, 52,3% dos mesmos tinham desenvolvido diabetes no espaço de 36 meses antes do diagnóstico do cancro.
A diabetes desenvolvida recentemente era substancialmente mais elevada nos casos de cancro do pâncreas (16,4%), em relação a casos de cancro colorretal (6,7%), da mama (5,3%) e da próstata (5,5%).
A diabetes foi associada a um risco duas vezes maior de cancro do pâncreas. Relativamente à duração da doença, as pessoas com diabetes recente apresentavam o risco mais elevado de desenvolverem cancro do pâncreas.
Os resultados sustentam a hipótese de a diabetes desenvolvida recentemente nos casos de cancro do pâncreas ser uma manifestação do desenvolvimento daquele tipo de cancro, o que sugere que os pacientes com este quadro clínico representam uma população de alto risco. Os achados sugerem ainda que a diabetes de longa duração constitui um fator de risco para o cancro do pâncreas.
Diabetes pode ser um sintoma precoce de cancro do pâncreasNotícias de Saúde
Quinta, 21 de Junho de 2018 | 60 Visualizações

Fonte de imagem: Lustgarten Foundation
Um novo estudo indicou que o desencadeamento recente de diabetes de tipo 2 poderá ser uma manifestação precoce de cancro do pâncreas.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na revista “Journal of the National Cancer Institute”
Estudo publicado na revista “Journal of the National Cancer Institute”