Diabetes gestacional: dieta saudável e exercício podem não a prevenirNotícias de Saúde

Quinta, 10 de Janeiro de 2019 | 2 Visualizações

Fonte de imagem: Apollo Sugar

Afinal, a adoção de uma dieta saudável e a prática de exercício físico poderão não ser a solução para evitar o desenvolvimento de diabetes gestacional, apurou um novo estudo.
 
A diabetes gestacional pode causar outros problemas de saúde para além da gravidez. Com efeito, cerca de 50% das grávidas que tenham tido este tipo de diabetes acabam por desenvolver diabetes de tipo 2. O bebé exposto apresenta igualmente risco de desenvolver a doença e ainda de vir a ter excesso de peso ou obesidade. 
 
A abordagem de prevenção da diabetes gestacional tem sido semelhante à adotada para a diabetes de tipo 2: prevenção de ganho de peso através de uma alimentação saudável e prática de atividade física.
 
Conduzido por uma equipa de investigadores, coliderada por Jasper Most e Nicholas Broskey, da Universidade do Estado da Luisiana, EUA, o estudo, que teve a duração de cinco anos, analisou 62 grávidas com obesidade. Nove mulheres desenvolveram diabetes gestacional. 
 
Os investigadores observaram que os fatores de risco primários para a diabetes gestacional, como o excesso de gordura corporal e resistência à insulina, eram evidentes no início da gravidez.
 
Outra observação foi o facto de as mulheres que desenvolveram diabetes terem tendencialmente mais peso, cujo excesso variou entre os 4,5 kg e os 16 kg. A gordura corporal nestas mulheres tendia também a ser mais elevada, com cerca de 3 kg a 11,5 kg em excesso. O perímetro abdominal nestas mulheres apresentava, igualmente, mais gordura.
 
Finalmente, as mulheres que desenvolveram diabetes gestacional tinham mais familiares com diabetes, níveis de glicose no sangue em jejum significativamente mais elevados e uma maior prevalência de pré-diabetes. 
 
Os resultados sublinham a necessidade de melhor perceber o desenvolvimento da diabetes gestacional em mulheres obesas. Os autores do estudo defendem, contudo, que as grávidas não devem deixar de procurar seguir uma dieta saudável e de serem fisicamente ativas. 
 
“Prevenir a diabetes gestacional não é tão simples como reduzir o ganho de peso”. Afirmou Jasper Most”. “Poderá exigir abordagens mais individualizadas baseadas nos fatores de risco de cada pessoa”, concluiu o investigador.

Partilhar esta notícia
Autor
Diário de Coimbra
Referência
Estudo publicado na “Cell Metabolism”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados