Diabetes duplica o risco de doença cardiovascularNotícias de Saúde

Terça, 08 de Março de 2016 | 12 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

“As pessoas com diabetes têm um risco acrescido de sofrer de doença cardiovascular”, explica Pedro Matos, cardiologista e membro da Sociedade Portuguesa de Diabetologia.

As pessoas com diabetes têm um risco duas vezes maior de vir a sofrer de um episódio de doença cardiovascular do que a população não diabética.

Esta é a principal causa de morbilidade e mortalidade entre os diabéticos, sendo responsável por cerca de 80% do total de mortes registadas.

Sendo que este risco continua a “aumentar exponencialmente depois de o diabético ter um evento cardiovascular, como por exemplo um enfarte do miocárdio ou um AVC. Nestes casos, o risco passa a ser quatro vezes maior e não apenas duas”, explica Pedro Matos, cardiologista e membro da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Pedro Matos sublinha que estes riscos se apresentam para ambos os tipos de diabetes, embora na diabetes tipo 2 sejam superiores. 

O especialista alerta para a diferença dos sintomas da doença cardiovascular no doente diabético: “Nas pessoas com diabetes, os sintomas da doença cardíaca podem ser diferentes e mais insidiosos. Nem sempre ocorrem os habituais sinais de alarme, como a angina ou a dispneia, devido à presença frequente de neuropatia autonómica, uma complicação da diabetes nem sempre identificada”.

Para tentar prevenir episódios cardiovasculares, o especialista destaca que os doentes diabéticos devem ser “rigorosos no controlo da pressão arterial e do colesterol” e que não devem descurar a importância do controlo da glicémia e a mudança do estilo de vida “através de uma alimentação saudável e prática de atividade física regular”, conclui.

A relação entre a diabetes e a doença cardiovascular é um dos temas que estará em destaque no 12º Congresso da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, um evento que vai juntar mais de mil especialistas entre os dias 17 e 20 de março, no Tivoli Marina Hotel, em Vilamoura.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas