Diabetes de tipo 2 pode ser evitada com consumo de cereais integraisNotícias de Saúde

Quinta, 13 de Setembro de 2018 | 49 Visualizações

Fonte de imagem: VOX

O consumo diário de cereais integrais de qualquer tipo poderá evitar substancialmente o risco de diabetes de tipo 2, é a conclusão de um estudo alargado.
 
A equipa de investigadores que conduziu o estudo, da Universidade de Tecnologia Chalmers, em Gotemburgo, Suécia, analisou o efeito do consumo de vários tipos de cereais integrais sobre o desenvolvimento de diabetes de tipo 2 sobre um grupo de 55.465 dinamarqueses que tinham participando noutro estudo sobre alimentação, cancro e saúde.
 
No início do estudo, que teve a duração de 15 anos, os participantes tinham idades compreendidas entre os 50 e os 65 anos e não apresentavam diabetes. Os investigadores pediram que relatassem os seus hábitos alimentares, incluindo o consumo diário de cereais integrais como centeio, aveia e trigo, assim como produtos feitos com cereais integrais como “muesli”. 
 
Durante o período de acompanhamento, 7.417 participantes desenvolveram diabetes de tipo 2. 
 
Rikard Landberg, autor sénior do estudo, e equipa, apuraram que o consumo diário de qualquer tipo de cereal integral produzia um efeito protetor contra a diabetes de tipo 2. 
 
Os efeitos benéficos do consumo de cereais integrais sobre aquela doença metabólica, foram mais acentuados em quem consumia pelo menos 50 gramas por dia dos mesmos, o que equivale a uma dose de papas de aveia e uma fatia de pão integral. 
 
Efetivamente, entre os participantes que consumiam as maiores quantidades de cereais integrais por dia, observou-se um risco 22% menor de diabetes nas mulheres, e 34% menor nos homens, em relação aos participantes que consumiam as menores quantidades daquele tipo de cereais. 
 
Finalmente, foi ainda observado que quanto menos cereais integrais os participantes consumiam por dia, maior era o seu risco de desenvolverem diabetes de tipo 2. 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “The Journal of Nutrition”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados