Dia Mundial da Artrite: Dieta mediterrânica pode aliviar sintomasNotícias de Saúde

Quarta, 12 de Outubro de 2016 | 41 Visualizações

Fonte de imagem: The Inquisitr

Estudo concluiu que as dietas do estilo mediterrânico podem ajudar a aliviar as dores das pessoas que sofrem de artrite.

Além de ser saudável e saboroso, comer frutas, vegetais, sementes e peixe gordo, também ajuda a soltar as articulações, podendo ajudar as pessoas com artrite.

Hoje, dia 12 de outubro, assinala-se o Dia Mundial da Artrite e acaba de ser publicado um estudo que sugere que a alimentação pode ajudar a reduzir as dores que as pessoas que sofrem desta doença têm de tolerar diariamente.

O estudo, realizado por investigadores da Universidade de Kent, no Reino Unido, junto de 99 pessoas com artrite, especificamente osteoartrite, e conclui que adotar os princípios básicos da dieta mediterrânica - grandes quantidades de fruta, vegetais, grãos integrais, frutos secos e azeite, pouca carne vermelha e quantidades moderadas de laticínios, peixe, carne de aves e vinho – pode ser benéfico para quem sofre desta doença.

O Dr. Lex Mauger, lider do estudo, destaca: “A osteoartrite é uma doença crónica, o tratamento é principalmente para gerir os sintomas e este estudo mostra que uma alimentação saudável pode ajudar se fizer parte dessa estratégia de tratamento.”

Este estudo sugere que aderir a uma dieta mediterrânica “pode mudar o comportamento alimentar e resultar num número de mudanças psicológicas benéficas, relevantes para a osteoartrite, num período de tempo relativamente curto.”

Os principais sintomas desta doença são dores e rigidez nas articulações. O estudo, financiado pela UK charity Arthritis Action e publicado na revista científica Journal of Nutrition, Health and Aging, verificou que nos doentes que seguiram a dieta mediterrânica o marcador de inflamação na cartilagem caiu em 47% e a deterioração da cartilagem caiu 8%.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados