Dez mitos e verdades sobre a queda de cabeloNotícias de Saúde

Quinta, 29 de Outubro de 2015 | 98 Visualizações

Fonte de imagem: doutissima

O outono é a época do ano em que se observa uma maior queda de cabelo. Mas nem tudo o que se diz e em que de acredita em relação à queda de cabelo é verdade.

Estudos recentes indicam que 70% das pessoas sentem mais a queda de cabelo durante os meses de outono.

Como explica a farmacêutica Medinfar em comunicado enviado às redações, isto acontece devido aos sensores de luminosidade que existem na nossa pele serem mais estimulados no verão, o que faz com que os cabelos cresçam mais nessa altura e, proporcionalmente, caiam mais no outono.

Apesar de ser um assunto muito abordado, continuam a existir vários mitos associados à queda do cabelo. Conheça-os:

1. Lavar a cabeça todos os dias apodrece a raiz dos cabelos levando à sua queda? Mito. Lavar o cabelo diariamente não tem qualquer influência na queda de cabelo. Aliás, os cabelos que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma, uma vez que já estavam em fase de queda;

2. Usar boné ou chapéu faz cair o cabelo? Mito. O uso de boné, chapéu ou capacete não faz cair os cabelos, mas pode, em algumas pessoas e situações, agravar condições de patologia capilar, favorecendo a queda dos cabelos, explica a farmacêutica no mesmo comunicado.

3. Utilizar condicionador depois da lavagem com champô pode provocar a queda dos cabelos? Mito. Nas pessoas que não têm tendência para perder muito cabelo a utilização de condicionador não causa a queda de cabelo. Não obstante, é sempre aconselhável não deixar resíduos de champô ou condicionador no cabelo.

4. É normal ter mais queda de cabelo após o parto? Verdade. Cerca de 4 meses após o parto, muitos fios de cabelo podem entrar prematuramente na fase de queda, levando à perda de mais fios por dia do que o normal. Chama-se eflúvio telógeno e esses fios voltarão a crescer normalmente depois de algum tempo, explica a farmacêutica.

5. Não secar o cabelo depois do banho faz com que os cabelos caiam? Mito. Deixar os cabelos molhados não os faz cair.

6. Rapar (ou cortar curto) o cabelo é aconselhável para que ganhe força? Mito. A frequência com que cortamos o cabelo ou o tamanho do mesmo não interfere no bulbo capilar, responsável pelo crescimento, sublinha a farmacêutica.

7. Cortar o cabelo em época da lua cheia faz com que cresça mais? Mito. Não há nenhuma comprovação científica dê indicações nesse sentido.

8. A calvície tem tratamento? Verdade. Existem tratamentos dermatológicos com resultados muito positivos na interrupção da queda dos cabelos e, inclusive, no crescimento de novos cabelos.

9. Arrancar um cabelo branco faz nascer dois? Mito. Quando os fios de cabelo começam a ficar brancos, o processo ocorre progressivamente e outros fios vão ficar igualmente brancos. A crença vem daí, a pessoa arranca o primeiro fio branco e quando se dá conta já surgiram outros, que iriam aparecer de qualquer forma, avisam.

10. A água fria dá mais vida ao cabelo, deixando-o mais brilhante? Mito. O que, na realidade, é desaconselhável é a água demasiado quente, que estimula a atividade das glândulas sebáceas. Mesmo no inverno devemos sempre optar por lavar os cabelos com água morna.

Partilhar esta notícia
Referência