Dez milhões de europeus infectados com hepatite B ou CNotícias de Saúde

Quinta, 01 de Dezembro de 2016 | 83 Visualizações

Fonte de imagem: Biosom

O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC) estima que mais de dez milhões de europeus estejam infectados pelo vírus da hepatite B (VHB) ou hepatite C (VHC). 

Novos números da ECDC estimam que a prevalência do VHB em países da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu seja de 0,9%, com o VHC apresentando uma prevalência de 1,1%. As taxas sugerem a existência de 4,7 milhões de casos de infecção crônica pelo VHB e 5,6 milhões de casos de infecção pelo VHC na região atualmente. 

Países do leste e do sul tinham uma maior prevalência comparados aos países das regiões norte e oeste. A prevalência do VHB variou de 0,1% na Irlanda para 4,4% na Romênia, enquanto que a prevalência do VHC variou de 0,1% na Bélgica, Irlanda e Holanda para 5,9% na Itália. 

As estatísticas foram derivadas de uma revisão sistemática de estudos de prevalência publicados na literatura entre 2005 e 2015. O ECDC alerta que esses números são provavelmente uma subestimativa como resultado da inclusão de estimativas de prevalência entre doadores de sangue como representação da população geral na ausência de outras evidências. Contudo, as estimativas da população geral cobriram aproximadamente 83% da população europeia total, com os outros 17% sendo cobertos pelas estimativas em doadores de sangue.

European Centre for Disease Prevention and Control. Scientific Advice: Systematic review on hepatitis B and C prevalence in the EU/EEA. November 22, 2016. doi 10.2900/24396. http://ecdc.europa.eu/en/publications/Publications/systematic-review-hepatitis-B-C-prevalence.pdf [Accessed November 27, 2016]

Partilhar esta notícia
Autor
Univadis
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados