Dez hábitos que o podem levar à depressãoNotícias de Saúde

Sábado, 07 de Novembro de 2015 | 400 Visualizações

Fonte de imagem: psicologiamsn

Pode até parecer que está ‘seguro’ psicologicamente mas certos hábitos podem coloca-lo numa espiral recessiva.

A depressão é, por norma, uma doença silenciosa. E, geralmente, só percebe que está com uma depressão quando já precisa da intervenção de um profissional.

O site Insider destaca que há ainda certos hábitos que o podem levar “inevitavelmente” à depressão. Conheça-os e corrija-os a tempo.

Se insistir nestes 10 maus hábitos a depressão é o resultado inevitável.

1. Não sair do sofá. Estar sempre no sofá, evitar ao máximo sair de casa, estar sempre a encomendar comida, não praticar exercício físico, só o vão deixar em baixo física e psicologicamente.

2. Não manter contactos sociais. Cortar relações, deixar de falar com as pessoas de quem costumava gostar, não atender chamadas ou responder a mensagens de familiares e amigos é a receita ideal para cair numa depressão.

3. Evitar a luz solar. Ter a casa sempre escura, não abrir os estores nem as janelas, vai contribuir para uma tristeza profunda. Saia à rua, veja a luz do dia e apanhe algum sol, se houver, vai melhorar muito o seu humor.

4. Beber e fumar, sozinho. O álcool e o tabaco podem ser os melhores amigos da depressão.

5. Manter o caos à sua volta. Ter a casa toda desarrumada, pilhas de loiça e de roupa por lavar, caixas e caixas de comida pré-feita – este é um ambiente que não contribui nada para a sua saúde mental. Areje a casa, mude os lençóis, arrume e limpe as divisões, vai sentir-se muito melhor.

6. Só pensar nas coisas más. Passar o tempo a olhar para todos os desgostos da sua vida, para o que poderia ter sido ou tido e não é ou não tem não vão contribuir em nada para a sua situação atual nem futuro e ainda o vão deixar deprimido. Foque-se no presente e em novas perspetivas para o futuro. Não tem de viver miserável a pensar no que poderia ter acontecido mas não aconteceu.

7. Afundar-se em dívidas. Pedir empréstimos para tudo ou fazer hipotecas vão deixá-lo num poço sem fundo de dívidas e de depressão. Evite a todo o custo ficar a dever dinheiro.

8. Fazer uma má alimentação. Manter-se a ‘comida de plástico’ e doces vai deixá-lo desconfortável, de mau humor, com excesso de peso e problemas de saúde. Os picos de açúcar no sangue também vão fazer com que fique de mau humor e até triste, contribuindo ainda para uma possível depressão.

9. Não ter planos. Ter planos para a vida profissional e pessoal é uma boa forma de se focar no presente e no futuro e de o manter motivado. Uma das melhores atitudes anti depressão. Em contrapartida viver uma vida sem qualquer plano, nem de férias ou de fim de semana ou objetivos profissionais, vai deixá-lo à mercê da tristeza e da depressão.

10. Manter um trabalho que detesta. Arrasta-se todos os dias para o trabalho? Odeia o que faz, os colegas e tudo o que tenha a ver com o seu emprego? Alimentar um ódio contra si e contra o mundo é a receita ideal para ficar deprimido. Descubra algo em que é bom ou que adorava fazer e invista nisso. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados