Dez erros que pode estar a cometer quando escova os dentesNotícias de Saúde

Terça, 08 de Dezembro de 2015 | 189 Visualizações

Fonte de imagem: visaonoticias

Acha que escova bem os dentes? Confirme são não comete nenhum destes erros.

Este hábito do dia-a-dia pode parecer simples mas para ser eficaz há erros que deve evitar.

A revista Self listou os inúmeros erros mais comuns que são cometidos quando se escova os dentes e que podem estar a sabotar o principal objetivo deste importante passo da higiene diária.

1. Usa a escova errada. Quando compra uma escova dos dentes deve escolher versões ‘Suave’ ou ‘Extra Suave’. As escovas com cerdas duras podem enfraquecer o esmalte dos dentes. A cabeça da escova também deve ser pequena, apar que consiga chegar a todos os dentes.

2. Escova com muita força. Não precisa de escovas os dentes como se estivesse a lavar tapetes, além de danificar o esmalte dos dentes, pode provocar feridas e infeções nas gengivas.

3. Está a segurar mal a escova. Se está a segurar na escova de forma muito firme, será mais provável que danifique o esmalte dos dentes. Segure na escova de forma suave e vá deixando que ela se mexa de acordo com os movimentos da escovagem.

4. Não olha para o que está a fazer. Escovar os dentes até já pode ser ‘automático’ mas fazê-lo enquanto realiza outras tarefas só vai fazer com que o faça de forma errada. É preciso estar com atenção ao que está a fazer enquanto escova os dentes para assim ser mais eficaz.

5. Escova os dentes muito rápido. De acordo com os especialistas cada escovagem deve demorar pelo menos dois minutos. Alguns dentistas recomendam até que o faça durante quatro minutos.

6. Não lava os dentes antes de ir dormir. Por vezes a preguiça faz com que ‘salte’ a escovagem dos dentes antes de ir dormir. Lembre-se de que vai passar todas as horas que vai dormir com bactérias na sua boca a irritar as gengivas e a provocar cáries e placa dentária.

7. Esquece-se de escovar a língua. A língua é uma das maiores fontes do mau hálito e por isso deve ser sempre escovada.

8. Não sabe usar fio dental (ou não o usa de todo). Para muitas pessoas começar a usar fio dental na sua higiene oral é tão difícil como para um fumador deixar de fumar. É importante usar o fio dental para retirar restos de comida entre os dentes, que podem acumular bactérias e estragar os dentes.

9. A sua escova dos dentes é demasiado velha. As cerdas da escova desgastam-se ao longo do tempo, tornando-a menos eficaz na limpeza e potencialmente prejudicial para os dentes. Mude de escova dos dentes a cada três ou quatro meses.

10. Mantém a sua escova dos dentes dentro de um recipiente fechado. Para a proteger enquanto viaja não faz mal mas manter a sua escova dos dentes diariamente num recipiente fechado pode gerar um maior crescimento de micróbios.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas