Dez dicas para evitar gripes e constipaçõesNotícias de Saúde

Sexta, 14 de Novembro de 2014 | 104 Visualizações

Está cansado de ficar doente sempre que chegam os dias mais frios? Se seguir estas dez dicas essenciais, do site de saúde Health, pode evitar os lenços e os medicamentos durante todo Inverno.

1. Beba muita água

A desidratação é uma das consequências diretas da gripe, especialmente em casos de ocorrência de febre e vómitos. Pode ser sinal de que a constipação passou a ser uma gripe.

2. Lave as mãos

Lave as mãos sempre que possível, especialmente com a chegada do tempo frio. A água e o sabão ajudam a eliminar os germes.

3. Não mexa no nariz com as mãos

Tocar no nariz e nos olhos pode ser uma forma fácil de contágio. Estas duas partes do corpo são locais habituais de concentração de germes. Prefira usar um lenço de papel sempre que for necessário.

4. Tome a vacina da gripe

A vacina contra a gripe pode ser um bom aliado, especialmente em idades mais avançadas, estando disponível de forma gratuita, para idosos, nos centros de saúde.

5. Coma alimentos saudáveis

Comer alimentos frescos, especialmente fruta e vegetais com vitamina C, ajuda na construção de um sistema imunitário forte.

6. Faça exercício físico

O exercício físico regular é essencial para o funcionamento saudável do sistema imunitário, especialmente em casos de febre ou constipação.

7. Durma o tempo suficiente

Um corpo cansado não é capaz de combater convenientemente a gripe ou a constipação. Dormir entre 8 e 10 horas por noite pode ser essencial.

8. Deixe de fumar

O fumo aumenta as hipóteses de contrair infeções, devido às mudanças estruturais no trato respiratório e à fraca resposta do sistema imunitário. 

9. Livre-se dos lenços sujos

Utilizar um lenço usado pode ser meio caminho andado para piorar a constipação. Livre-se deles e substitua-os por lenços limpos.

10. Preste atenção aos sintomas

Tenha em atenção os sintomas que vai tendo. Uns simples espirros podem passar a gripe em pouco tempo e se for combatido a tempo evita que a doença progrida.

Clique AQUI para aceder à lista completa.

Partilhar esta notícia
Referência
Health

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados